http://deloplen.com/afu.php?zoneid=2848419

Celorico da Beira

Vila Boa do Mondego

 

Vila Boa do Mondego | Igreja Matriz

ConcelhoCelorico da Beira 
DistritoGuarda

Situada à saída da sede do concelho, na estrada 16 que liga Celorico a Fornos de Algodres e se dirige a Viseu, Vila Boa do Mondego confronta com as freguesias de Casas de Soeiro, Cortiçô da Serra e Mesquitela no concelho de Celorico. Mas divide este mesmo concelho com as freguesias de Vila Soeiro do Chão e Figueiró da Granja no concelho de Fornos de Algodres.
Distando 5 km de Celorico da Beira, fica situada na margem esquerda do rio Mondego.

Denominada antigamente Vila Boa, já foi chamada também pelo nome de Jejua, voltando agora à primeira designação, acrescentando-lhe-se o nome de Mondego.

Teve Foral particular, dado por D. Martim Peres, a quem pertenceu.
Antiga aldeia, aqui se cultivava o linho e se faziam também bonitas mantas de farrapos. Rica em profissões antigas, também possuí, funileiros, louceiros, sapateiros...

Porém, hoje as suas gentes vivem da agricultura, encontrando na criação de animais (ovinos) a sua principal riqueza, com a venda da respectiva carne e, sobretudo, com a produção do afamado queijo. 
Provenientes dos seus solos ricos, a batata e o milho constituem as principais produções hortícolas, sendo a maçã a principal produção frutícola. 

A floresta, que ocupa a maior parte da área da freguesia, pertenceu outrora ao pinheiro, que tem vindo a desaparecer devido aos fogos.
No rio, que ocorre a seu lado, permite aproveitar de uma forma diferente uma tarde de Verão, desfrutando dos poços existentes e das suas margens, para um piquenique com a família ou os amigos, um mergulho nas águas quentes e repousar à sombra das árvores.

A actividade da pesca também não pode ser esquecida, oferecendo excelentes lugares para a pesca do barbo, truta e enguias, que povoam as suas águas.

A caça ao coelho, lebre, perdiz, existente na parte florestal é também outra actividade de lazer que se pode praticar nos limites da freguesia de Vila Boa do Mondego. Depois há todo um conjunto de coisas que nos convidam em Vila Boa do Mondego, um lugar onde nos sentimos bem. É o convívio das suas gentes, onde a tradição se sente bem viva, são os lugares da Lapa dos Lobos, Lapa dos Mouros ou Cerdeiros, onde se podem ver duas grutas antigas. A ponte romana e a ribeira de Linhares, que ali desagua. A Igreja matriz, a fonte dos namorados e a capela de Santo António, muito querido pelos habitantes de Vila Boa do Mondego. 

Locais a visitar

  • Igreja Matriz
  • Fonte dos Namorados
  • Chafariz - Cruzeiro - Ponte
  • Capela de Santo António
  • Lapa dos Lobos
  • Lapa dos Mouros / Cerdeiros

Onde dormir

Hoteis em Vila Boa do Mondego. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Vila Boa do Mondego. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Vila Boa do Mondego. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata