Fundão

Alcaide

 

Aldeias de Montanha

A região do Alcaide é constituída por terrenos xistosos e aluviões de vertente, encontrando-se ligeiros afloramentos de granito já explorados.

O Alcaide é para além do mais uma localidade que merece a nossa visita, não só pelas belissimas paisagens que nos oferece mas tambem pelo seu património que é bastissimo.

A capela  de são Macário situada num monte sobranceiro no meio de pomares de cerejeiras e pinhais cuja festa se realiza normalmente no 3º domingo depois da Páscoa.

No domingo de São Macário, a festa começa bem cedo, por volta das 7 da manhã, com uma banda que percorre as ruas, com um conjunto de tocadores de bombos e com a Alvorada, feita com o lançamento de foguetes. Ao meio dia faz-se a procissão desde uma capela que se situa na praça, onde os andores estão guardados, até à capela de São Macário que fica no alto do Monte de São Macário.

Outra festa de grande relevo é o Festival do Cogumelo - Míscaros, que se realiza, geralmente, no 3º fim de semana de Novembro.

Nesta festividade, poderá desfrutar de um amplo leque de actividades: desde passeios na Gardunha, a passeios micológicos, a animação diversa, cozinheiros em live-cookink, espaços radicais, exposições, e muita e muita gastronomia, desde pratos típicos da aldeia a novos sabores, onde os cogumelos são reis. Tambem terá a doçaria típica, os licores, os frutos secos. É um festivel que faz honra ao outono e aos costumes dos alcaide. 

Depois  a Igreja Matriz com um interior extraordinário.

A Casa onde nasceu e viveu durante muitos anos o Dr João Franco de seu nome completo, João Ferreira Franco Pinto Castelo Branco formado em Direito pela universidade de Coimbra, ocupou vários cargos na magistratura judicial.