Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital

 

Aldeias de Montanha

A cidade de Oliveira do Hospital, pertence ao Distrito de Coimbra, tem cerca de 4 400 habitantes, é sede de município, com uma área de 234 quilómetros quadrados, divididos por 21 freguesias, com um total de 22 112 habitantes. 

Esta região tem vestígios de ocupação humana desde a Pré-história e Oliveira do Hospital parece dever o seu nome à Ordem dos Hospitalários, a quem esta região foi entregue por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, em 1120. Neste local a Ordem terá erguido um convento, do qual não há vestígios. Oliveira do Hospital foi elevada à categoria de cidade, de 2 de Julho de 1993.

Património

Neste concelho há muitos exemplares de arquitectura religiosa que podem ser apreciados, como a Capela da Malhadoura, três capelas em diferentes locais, dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, Capela de Nossa Senhora da Criação, Capela de Nossa Senhora da Esperança, Capela de Nossa Senhora da Estrela, Capela de Nossa Senhora da Luz e Capela de Nossa Senhora da Piedade. O Castelo de Avô, do século XII, a Ponte Romana de Bobadela e também as antas da Arcaínha, da Sobreda ou Curral dos Mouros e do Pinheiro dos Abraços.

No ria Alva, perto de Avô, existe a praia fluvial da Ilha do Picoto e no Vale Maceira, situa-se o Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, do século XVIII, dotado de uma grande escadaria e Via Sacra com onze capelas, decoradas com figuras de madeira em tamanho natural, do século XIX.

Queijo.

Nesta região produz-se o Queijo da Serra, caracterizado por ser um queijo feito com leite de ovelha da Serra da Estrela, apresenta-se como uma pasta semi-mole amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, com poucos ou nenhuns olhos. 

Feiras.

Feira dos Pinhões, a 20 de Janeiro, Feira de São Brás, a três de Fevereiro, Feira Nossa Senhora da Estrela, no terceiro domingo de Julho, Feira de Santo André a um de Dezembro.

A conhecer. 

  • Ruínas Romanas de Bobadela
  • Ruinas do Castelo de Avô
  • Anta da Arcaìnha
  • Ponte da Andorinha