Oliveira do Hospital

... e as Aldeias de Montanha

 

Aldeias de Montanha

A cidade de Oliveira do Hospital, pertence ao Distrito de Coimbra, tem cerca de 4 400 habitantes, é sede de município, com uma área de 234 quilómetros quadrados, divididos por 21 freguesias, com um total de 22 112 habitantes. 

Esta região tem vestígios de ocupação humana desde a Pré-história e Oliveira do Hospital parece dever o seu nome à Ordem dos Hospitalários, a quem esta região foi entregue por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, em 1120. Neste local a Ordem terá erguido um convento, do qual não há vestígios. Oliveira do Hospital foi elevada à categoria de cidade, de 2 de Julho de 1993.

Património

Neste concelho há muitos exemplares de arquitectura religiosa que podem ser apreciados, como a Capela da Malhadoura, três capelas em diferentes locais, dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, Capela de Nossa Senhora da Criação, Capela de Nossa Senhora da Esperança, Capela de Nossa Senhora da Estrela, Capela de Nossa Senhora da Luz e Capela de Nossa Senhora da Piedade. O Castelo de Avô, do século XII, a Ponte Romana de Bobadela e também as antas da Arcaínha, da Sobreda ou Curral dos Mouros e do Pinheiro dos Abraços.

No ria Alva, perto de Avô, existe a praia fluvial da Ilha do Picoto e no Vale Maceira, situa-se o Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, do século XVIII, dotado de uma grande escadaria e Via Sacra com onze capelas, decoradas com figuras de madeira em tamanho natural, do século XIX.

Queijo.

Nesta região produz-se o Queijo da Serra, caracterizado por ser um queijo feito com leite de ovelha da Serra da Estrela, apresenta-se como uma pasta semi-mole amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, com poucos ou nenhuns olhos. 

Feiras.

Feira dos Pinhões, a 20 de Janeiro, Feira de São Brás, a três de Fevereiro, Feira Nossa Senhora da Estrela, no terceiro domingo de Julho, Feira de Santo André a um de Dezembro.

A conhecer. 

Concelho: Oliveira do Hospital 
Distrito: Coimbra
Unid. Estat. (NUTS III): Região de Coimbra
Província: Beira Alta
Freguesias: (16) Aldeia das Dez - Alvoco das Várzeas - Avô - Bobadela - Ervedal e Vila Franca da Beira - Lagares da Beira - Lagos da Beira e Lajeosa - Lourosa - Meruge - Nogueira do Cravo - Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços - Penalva de Alva e São Sebastião da Feira - Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira - São Gião - Seixo da Beira - Travanca de Lagos
Área do concelho: 234,52 km²
Habitantes: 20 855 (2011)
Feriado Municipal: 7 de outubro, dia da proclamação da República em Oliveira do Hospital, 7 de outubro de 1910
Criação do Município: 1514, pelo foral de D. Manuel I, embora o concelho seja anterior ao reinado de D. João III

Mapa da localização e freguesias do Concelho de Oliveira do HospitalLocalização do concelho, freguesias e limites
 
FronteirasNelas (norte); Seia (leste); Arganil (sul); Tábua (oeste); Carregal do Sal (noroeste)

Onde dormir

Hoteis em Oliveira do Hospital. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Oliveira do Hospital. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Oliveira do Hospital. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.