http://deloplen.com/afu.php?zoneid=2848419

Pinhel

Descobrir e visitar Pinhel

 

Pinhel encontra-se rodeada por colinas, montes e a notável Serra da Marofa. É cidade marcada por planaltos, fortalezas, monumentos e os vastos campos, verdes e férteis, de perder de vista.

Pinhel | Distrito da Guarda

Em Pinhel existe tempo para respirar, e também muitas histórias para descobrir.

É nas suas gentes que a “Cidade Falcão” guarda a sua maior riqueza. São elas que carregam as histórias, as tradições, os saberes, as artes e os dons.

É das suas mãos que nasce o belíssimo artesanato típico do concelho e a excelência ímpar da sua gastronomia e dos seus vinhos. É também o povo pinhelense que guarda as memórias, passadas de geração em geração, de um pedaço da história de Portugal que por ali passou.

Pinhel | Distrito da GuardaPinhel esconde em cada pormenor centenas de anos de história.

Uma história que pode ser vivida no seu imponente castelo, nas dezenas de brasões espalhados pela cidade, no Pelourinho, no grandioso património religioso, nas fontes, nas janelas, em cada traço arquitetónico dos seus edifícios.

Do traçado medieval da zona histórica aos solares setecentistas e oitocentistas, por entre igrejas, capelas e outros que simbolizam a importância e o poder judicial que a “Cidade Falcão” como é conhecida, deteve outrora, ao magnânimo património edificado, no qual saltam à vista as impetuosas torres do Castelo – sinal máximo da importância tida pela cidade na “defesa nacional” – Pinhel, fruto da sua arquitetura e características de construção de edifícios, é hoje denominada de “cidade com mais solares por metro quadrado”.

Pinhel | Distrito da GuardaPinhel, cidade sempre em movimento.

O concelho de Pinhel orgulha-se das suas tradições… As tradições de um povo que, desde sempre, viu na agricultura e na pastorícia a sua principal fonte de riqueza.

O trabalho da terra foi-se aperfeiçoando, ao longo dos séculos, dando origem à certificação de produtos como o vinho, o azeite, os enchidos e o granito. Ainda hoje encontramos memórias dessas Artes e Ofícios que se foram perdendo no tempo… São estas Artes e Ofícios que o Município de Pinhel pretende lembrar e, sobretudo, homenagear em cada edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas.

Concelho: Pinhel 
Distrito: Guarda
Unid. Estat. (NUTS III): Beiras e Serra da Estrela
Província: Beira Alta
Freguesias: (18) Alto do Palurdo - Alverca da Beira/Bouça Cova - Atalaia e Safurdão - Ervedosa - Freixedas - Lamegal - Lameiras - Manigoto - Pala - Pinhel - Pínzio - Souro Pires - Sul de Pinhel - Terras de Massueime - Valbom/Bogalhal - Vale do Côa - Vale do Massueime - Vascoveiro
Área do concelho: 484,52 km²
Habitantes: 9 627 (2011)
Feriado Municipal: 25 de agosto, data de elevação a cidade

Mapa limitrofes concelho de Pinhel
Localização do concelho, freguesias e limites

FronteirasVila Nova de Foz Côa (norte); Figueira de Castelo Rodrigo (nordeste); Almeida (leste); Guarda (sul); Celorico da Beira (oeste); Trancoso (oeste); Mêda (oeste)

Onde dormir

Hoteis em Pinhel. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Pinhel. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Pinhel ...