Fundão

Fundão

 

Aldeias de Montanha

Localizada no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira, o Fundão é uma cidade, sede de concelho, a cerca de 500 metros de altitude. 

Esta é uma região de terrenos muito férteis, sabiamente explorados ao longo dos séculos, onde grandes produções de fruta são famosas, nomeadamente a Cereja do Fundão. 

Local com vestígios de ocupação humana desde remotas épocas, com legados arqueológicos de civilizações castrejas e romanas. Contudo, o maior desenvolvimento dá-se com os refugiados judeus expulsos de Espanha em 1492, e o seu estabelecimento na região da Cova da Beira, onde já existiam minorias judaicas significativas. O influxo de mercadores e artesãos judeus transformaria a cidade num centro importante para o comércio e a industria. 

Com a descoberta e exploração das minas de estanho existentes na região, e ao desenvolvimento de uma florescente indústria têxtil, nos séculos XVII e XVIII, dá-se outro grande desenvolvimento no Fundão. 

Testemunhos desses tempos áureos são muitas das belas e ricas igrejas e esplêndidos palacetes e casas brasonadas, muitas delas hoje transformadas em unidades de turismo de habitação e ecológico de qualidade. 

A Gastronomia desta região beirã é rica, destacando-se a perdiz de escabeche, o cabrito estonado, os biscoitos de azeite, e os vegetais e frutas de grande qualidade, produzidos nesta zona.