Manteigas

... e as Aldeias de Montanha

 

Aldeias de Montanha

Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela. 

A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela. 

A ocupação humana na região data de épocas bem anteriores à Era Cristã, mas não se conhecem muitos pormenores, sabendo-se que o primeiro foral de Manteigas foi atribuído pelo Rei D. Sancho I, em 1188. 

O património edificado de Manteigas é muito interessante e conta uma história beirã que importa conhecer nas Igrejas de Santa Maria, a mais antiga da Vila, na de São Pedro e na da Misericórdia, construída provavelmente em meados do Século XVII, e nas muitas Capelas, como a do Senhor do Calvário, a de São Lourenço, a de São Gabriel, a de Santa Luzia, entre tantas outras. Digna de registo é o imponente Solar da Casa das Obras, cuja construção levou desde 1770 ao primeiro quartel do Século XIX.

O Património natural da região é riquíssimo, e pontos como o Poço do Inferno com a sua deslumbrante cascata, muitas vezes transformada em gelo no Inverno, a Pedra do Urso, o Vale do Rio Zêzere, as Penhas da Saúde, são locais imperdíveis e apaixonantes. 

Toda a gastronomia da região da Serra da Estrela está bem representada e apresentada em Manteigas, com uma boa oferta de Restauração e de Hotelaria.

A conhecer:

Concelho: Manteigas 
Distrito: Guarda
Unid. Estat. (NUTS III): Beiras e Serra da Estrela
Província: Beira Alta
Freguesias: (4) Sameiro - Santa Maria - São Pedro - Vale de Amoreira
Área do concelho: 121,98 km²
Habitantes: 3 430 (2011)
Feriado Municipal: 4 de março
Criação do Município: 1188, pelo foral de D. Sancho I

Mapa da localização e freguesias do Concelho de ManteigasLocalização do concelho, freguesias e limites

FronteirasGouveia (noroeste e norte); Guarda (leste); Covilhã (sueste e sul); Seia (oeste)

Onde dormir

Hoteis em Manteigas. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Manteigas. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Manteigas. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.